O Sítio Sampa é o fruto de um projeto de recuperação ambiental realizado em um terreno utilizado por mais de 40 anos para descarte de entulhos, o Sítio Sampa tornou-se uma horta orgânica e agroecológica dentro da cidade de São Paulo.
Localizada no bairro do Jaguaré é a maior horta em área urbana de São Paulo onde em 10 mil m2 são produzidas hortaliças e temperos orgânicos que são comercializados localmente a preços justos.
Fomentamos a expansão das hortas urbanas e realizamos o trabalho de educação socioambiental e alimentar.
Viveiro de Mudas
Na nossa jornada de produção de alimentos dentro de um grande centro urbano aprendemos que uma das grandes dificuldades é a falta e o alto custo dos insumos necessários.
Em 2022 inauguramos nosso viveiro, resultado de um projeto de crowdfunding, para podermos produzir as mudas que vão para nossa horta e, também, seguir com a vocação do projeto de ser um centro de suporte para as hortas urbanas da capital.
Compostagem
Em 2022 demos mais um em direção à nossa nossa autossuficiência, e ampliando os serviços ambientais que prestamos à comunidade. Durante o programa de Aceleração de startups verdes da Prefeitura de São Paulo (Hub Green Sampa) conhecemos o projeto da @Realixo e firmamos a parceria. A Realixo presta o serviço de coleta seletiva residencial e empresarial e os resíduos orgânicos são destinados para compostagem no Sítio Sampa. A parceria criou uma cadeia circular onde os resíduos dos alimentos consumidos voltam para a terra e geram novos alimentos. Reduzimos desperdício e, hoje, nossas hortas não dependem mais de insumos para manter a produção.
Vivências e educação socioambiental
Acreditamos e sabemos que o contato com a natureza é fundamental para nosso bem-estar. Proporcionar atividades em um ambiente diferente das salas de aula dá a possibilidade de abrir a percepção e a escuta para o diálogo de temas fundamentais para nossa qualidade de vida e proteção do meio ambiente. Recebemos regularmente escolas e grupos para atividades de educação socioambiental e de resgate da cultura alimentar.
Quer conhecer melhor nosso projeto e se juntar a nossa luta?
Buscamos sempre o fortalecimento de coletivos e redes que atuem na promoção da educação e cultura, soberania alimentar e hortas urbanas, seja realizando projetos conjuntos ou ajudando a financiar nossos projetos.